quarta-feira, 2 de novembro de 2011

COMITÊ ESTADUAL DA RIO + 20 SE REÚNE NA SEMDESTUR

No dia 17 de Outubro de 2011, houve uma reunião do Comitê Estadual da Rio + 20, na SEMDESTUR.
O objetivo foi apresentar a proposta da RIO + 20 e a composição do Comitê na qual a SEMDESTUR compõe como poder público.Outro foco era responder a um questionário onde seria apresentado nacionalmente, como forma mais próxima de dialogar sobre as realidades locais.
Secretário Agnaldo Nepomuceno ( SEMDESTUR) e Secretário Adjunto da SEDAM

Fábio Macedo (DGR/SEMDESTUR) se apresentando 

O Secretário de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo Agnaldo Nepomuceno esteve presente e dialogou com o comitê formas de cooperação nesta construção. A SEMDESTUR é uma das principais protagonistas no quesito desenvolvimento sustentável, pois trabalha diretamente com a sociedade lhes apoiando em seus empreendimentos solidários de forma que garanta geração de renda e organicidade.
Além do secretário Agnaldo , a secretaria garante a participação direta no Comitê para representatividade:   Ana Claúdia (ASTEC) e Fábio Macedo,  do Departamento de Geração de Renda e Fomento a ECOSOL.

Taís Carla Uchôa
Chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia - SEMDESTUR

Divisão de Apoio a Ciência e Tecnologia promove o I DIALOGANDO SOBRE TECNOLOGIAS SOCIAIS NA COMUNIDADE

Professora Rosalva - Flora Calheiros

Professora Carmem - Murilo Braga

Quele - COM_VIDA Murilo Braga

Dariet - Flora Calheiros

Conceituando (Taís Carla)

Dinamizando ( Sandra - RECID)

Apresentado os sites ( Carla Caterine - estagiária)

Música Te ofereço PAZ - despedida



A Divisão de Apoio a Ciência e Tecnologia da SEMDESTUR,  realizou no dia 17 de Outubro de 2011, o I Dialogando sobre Tecnologias Sociais na comunidade, na escola Flora Calheiros, com a participação de alunos da própria escola que participaram do Projeto Telinha de Cinema e com os alunos da COM_VIDA da escola Murilo Braga.
O objetivo foi promover o dialogo sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Solidariedade, mostrando a relação que a economia tem com a sustentabilidade e suas formas de geração de renda, como é o caso do trabalho com Tecnologia Social e Economia Solidária executado com o acompanhamento da  prefeitura através da SEMDESTUR.
A atividade foi bem sucedida, teve a apresentação dos sites da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e da Rede de Tecnologias Sociais, para que os alunos pudecem fazer pesquisas ou mesmo tirar curiosidades para se empoderar dos assuntos. Como encaminhamento foi feito o convite para os alunos e professores continuarem a dialogar sobre TS, preparando outros momentos como este para outros alunos, sendo eles os protagonistas do dialogo.
Ficou combinado com alguns alunos, que se colocaram interessados, a continuação do dialogo com o Fórum de Tecnologias Sociais, logo estaremos fazendo agenda para planejar juntos o I Dialogando sobre Tecnologias Sociais.

Taís Carla Uchôa
Chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia da SEMDESTUR

SEMDESTUR promove Seminário de Ciência e Tecnologia em parceria com IFRO na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia



A Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo do Município de Porto Velho, através da Divisão de Apoio a Ciência e Tecnologia,  realizou em parceria com IFRO o Seminário de Ciência e Tecnologia – Mudanças Climáticas e o papel das Tecnologias Sociais , nos dias 20 e 21 de Outubro de 2011.
Esta iniciativa surgiu  em virtude da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, onde a prefeitura junto ao Fórum Municipal de Tecnologias Sociais já se organizava para realizar uma atividade nesta semana nacional, onde durante dialogo e planejamento chegou se ao consenso que o Fórum de TS junto ao IFRO , que também tinha uma atividade agendada para a Semana Nacional, poderiam fazer em conjunto as atividades sendo planejada com o coletivo do Fórum Municipal de Tecnologias Sociais.
O evento foi realizado com sucesso no próprio espaço do IFRO, e contou com a presença dos alunos do Instituto e alguns parceiros  entidades do Fórum de TS.
O Fórum de Tecnologias Sociais pretende continuar a se reunir as quintas feiras na SEMDESTUR, com intuito de fazer planejamento estratégico para 2012.

Taís Carla Uchôa
Chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia da SEMDESTUR

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Fórum de Tecnologias Sociais de Porto Velho se prepara para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

No último dia 08/09/11 ás 10h30, na SEMDESTUR, houve reunião do Fórum de Tecnologias Sociais.
Pauta: Seminário de Tecnologias Sociais incluso na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 com o tema: Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos.

Os presentes foram: Ana Maria Ramos - IBOC
                              Flávio - SEMA
                              Sandra - RECID
                              Liliane - SEDUC
                              Alan - IBOC
                              Luciane - IBOC
                              Paulo - Xadresista
                              Correa - IFRO
                              Laís - SEMAGRIC
                              Taís e Carla - CJS
                              Ana Maria de Oliveira - SEMDESTUR

O grupo dialogou sobre o seminário, colocando a importância de realizar dentro da Semana Nacional e ter como prioridade a troca de experiência dos grupos locais.



Ficou definido pelo grupo que as reuniões do Fórum será todas as quintas feiras na SEMDESTUR, em função da demanda do Seminário, mas que pretende continuar após o evento para dialogarem forma de organização interna do Fórum.

A programação será montada pelo Fórum na próxima quinta feira dia 15/09/11, na SEMDESTUR .

Fica o convite a quem quiser contribuir neste processo.


.

Fórum de Tecnologias Sociais de Porto Velho


Fórum de Tecnologias Sociais de Porto Velho


Capital de Rondônia realiza Assembleia de Fundação do Fórum
Foto: Divulgação
Forum-de-Tecnologias-Sociais-de-Porto-Velho.jpg

08/06/2011 - No município de Porto Velho, ações voltadas para Ciência e Tecnologia estão associadas à produção deconhecimento e alternativas para a geração de renda e fomento à economia solidária. Essas ações são executadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo – SEMDESTUR, que assume um papel de fomento e articulação de instituições, governos e sociedade civil para o uso deTecnologia Social como conceito orientador e como forma de atuação para as políticas deC&T, com vistas ao desenvolvimento social e sustentável do município.
Com o objetivo de popularizar e dar visibilidade a essas tecnologias, realizou durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT, em 2009, a 1ª Mostra de TecnologiasSociais de Porto Velho. Em 2010, em parceria com Universidade Federal de Rondônia – UNIR e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, aconteceu a 2ª Mostra de Tecnologias Sociais. A partir dessas mobilizações, alçou projeção nacional no contexto de instituições que têm como linha de trabalho as TSs, como o Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, Fundação Banco do Brasil - FBB, Rede de Tecnologias Sociais - RTS e diversas instituições federais de educação.
Dentro desse contexto, a Prefeitura vem apoiando a iniciativa de organização das entidades interessadas em constituir o Fórum Local de Tecnologias Sociais. Tal iniciativa resultou na realização, no dia 08 de junho, às 8h30, no auditório da SEMDESTUR, da Assembleia de Fundação do Fórum. O objetivo principal do encontro foi fortalecer esse espaço democrático de discussão e, assim, contribuir para ampliação das açõesempreendidas e impacto de transformação social por meio das Tecnologias Sociais.

Fonte: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo – SEMDESTUR (07/06/2011)

Tecnologia Social - Conceito


Rts.JPGTecnologia Social compreende produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que represente efetivas soluções de transformação social.

 E em Porto Velho existe Tecnologias Sociais?
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, inovou criando a Divisão de Ciência e Tecnologia em 2008 para trabalhar com as Ciências Tecnológicas , sendo para organizar os Centros de Acesso a Tecnologia - Telecentro - como também acompanhar os grupos que desenvolvem Tecnologias Sociais, que buscam a valorização  dos saberes populares , como fonte de renda e transformação Social .
Em 2009 a SEMDESTUR realizou a I Mostra de Tecnologias Sociais , em sintonia com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema:Ciência no Brasil,  em parceria direta com a Sociedade Civil para apoio e produção do evento, sendo está já uma iniciativa característica de reaplicação como uma Tecnologia Social. 
As Tecnologias participantes deste evento foram: Projeto PAIS, RECA, ENCAUCHADOS DE VEGETAIS DA AMAZÔNIA, SABOR DO CAMPO / SEMED, CONEXÕES DE SABERES/ UNIR, GRUPO DE PESQUISA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS SUSTENTÁVEIS/ UNIR, Telinha de Cinema – Escola Marcelo Cândia

- Coleta Seletiva e Inclusão Social – ASCAVIP Sol e Luz, Unidos Pela Vida

Em 2010 a II Mostra de Tecnologias Sociais aconteceu novamente em conjunto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema: Ciência para o desenvolvimento sustentável, foram parceiros da Mostra a SECIS – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCT; a Rede de Tecnologias Sociais – RTS; o Instituto Federal de Rondônia; o Projeto Casa Brasil; Programa Conexões de Saberes e a Fundação Rio Madeira.




Em 2011 a Divisão de Ciência e Tecnologia veem se organizando através do Fórum de Tecnologias Sociais, para participar da Semana Nacional, com um Seminário de Tecnologias Sociais, mantendo o tema da semana :Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos.

Links de pesquisa:
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011: