A Divisão de Apoio a Ciência e Tecnologia da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo esteve em visita no dia 06 de Fevereiro na Ong Parceiros Voluntários finalista do Prêmio da Fundação Banco do Brasil com o Projeto nas Trilhas da Cidadania, localizado em Porto Alegre/RS.
O objetivo da visita foi conhecer a experiência a partir de relatos da Coordenadora Cleci Marchiollo, na qual expões delicadamente a experiência para Taís Carla Uchôa(Chefe da Divisão de Apoio a Ciência e Tecnologia), como forma de sensibilizar a importância do voluntariado jovem.
O trabalho tem por foco a organicidade da juventude através do estimulo ao voluntariado, trabalhando três temas fundamentais: Educação ambiental, Educação para a paz e Cultura.
Os voluntários desenvolvem ações entres os três temas e se organizam em reuniões semanais, tem um líder dentre eles que coordena os encaminhamentos junto com um parceiro adulto que pode ser tanto pais ou funcionários da escola. Ele têm ações micros (interna) e macros(com outras entidades).
A proposta é que o trabalho voluntário ajude os a conquistar o estágio remunerado de acordo com a experiência dedicada ainda no voluntariado, sendo muitas vezes um peso no currículo de horas trabalho para o ingresso no mercado de trabalho.
A mobilizadora e articuladora da Parceiros Voluntários, Claúdia Fraciosi, se disponibilizou a dialogar, caso aja interesse de reaplicação no estado de Rondônia e exemplifica que o Rio de Janeiro já esta neste processo junto ao Parceiros Voluntários.
A Divisão de Apoio a Ciência e Tecnologia tem um projeto em comum a esta experiência para aplicar no primeiro semestre deste ano e tem intensão de colocar a experiências do projeto tribos nas trilhas da cidadania para ser parte da quarta oficina de reaplicação como resultado concreto em 2012.
Taís Carla Uchôa
DIACT/DDS/SEMDESTUR
Nenhum comentário:
Postar um comentário