sexta-feira, 31 de agosto de 2012

I FESTIVAL DE TECNOLOGIAS SOCIAIS DE PVH ESTA EM ETAPAS DE PREPARAÇÃO PARA REALIZAÇÃO NOS DIAS 24 Á 26 / 10







Objetivo

Apresentar aos participantes iniciativas em Tecnologias Sociais desenvolvidas na Amazônia, em torno de conceitos de Tecnologias Sociais, definida como produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.
A Tecnologia Social (TS) vêm contribuindo para a inclusão social, geração de trabalho e renda, promoção do desenvolvimento local sustentável, dentre outros desafios. E como o tema da Semana Nacional é sobre “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” trabalharemos a mostra de alternativas possíveis que contribuem para a valorização dos saberes populares e para a geração de renda do estado de Rondônia.


Programação


Data e hora
Atividade
Observação
24/10 ás 09h






10h30



12h30


14h




17h00
Abertura do Festival – Solenidade: Prefeitura (secretarias – SEMA, SEMAGRIC,SEMED,SEMDESTUR), Fundação Banco do Brasil, SEBRAE, Fórum de TS.
Apresentação da programação do festival e abertura das inscrições para as oficinas.
·        Exposição dos trabalhos em stands durante todo o evento.


Mesa 01: Economia Verde e Sustentabilidade
Palestrante: Orestes, Iremar


Encerramento: Teatro - Almoço


Mesa 02: Tecnologias Sociais e Economia Solidária
Moderador: Gadelha
Palestrantes: Marlene – FMECOSOL, Catador e um Produtor - FMTS

Encerramento: apresentação musical









 Esta sendo construindo e fechado à programação
25/10
09h


11h30

14h





17h00
Mesa 03 – Tecnologias Sociais: Apoio e incentivo a pesquisa e extensão
Palestrantes:  IFRO ,UNIR

Encerramento: apresentação teatral - almoço

Mesa: Escolas Sustentáveis
Palestrantes: representantes da Com-vida da Escola Murilo Braga e Manaus
Moderação: Coletivo Jovem Socioambiental de RO
Com participação de outras escolas do estado e município.

Encerramento do dia: apresentação musical
Esta sendo construindo e fechado à programação
19/10
9h ás 16h
(espaço livre)

15h

16h
Mostras culturais: grupos locais estarão apresentando em espaços diferentes do local do evento, seu trabalho, estando aberta a troca de saberes com outros grupos, prioritariamente será com artistas locais (teatro, poesia, musica e outros)

Apresentação dos resultados das oficinas;

Encerramento do Festival com Show beradeiro.



Esta sendo construindo e fechado à programação

Observações:
O grupo em dialogo na reunião refletiu sobre a forma de falar dos assuntos a partir de siglas e não esclarecer o significado para melhor conhecimento do Tema a ser abordado.
No caso pedimos aos palestrantes, expositores e demais que façam apresentação de seus trabalhos que tenham uma fala mais acessível, pois teremos público de várias idades.

Resultados esperados

Divulgação dos trabalhos dos grupos que desenvolvem Tecnologias Sociais, bem como fortalecer o Fórum Municipal de Tecnologias Sociais, para que os grupos trabalhem juntos,  formas de criar Grupos de estudo, Feiras locais, oficinas de trocas de saberes, com a prática de que uma “Geração aprende com a outra” para que estes trabalhos sejam cada vez mais , formas que promoção de geração de renda e fomento a politicas públicas sobre Tecnologias Sociais.

Mais informações

ligar no 3901-3187 - SEMDESTUR
9278-6060 - TAÍS

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Oficinas de trocas de vivência - Artesãos e alunos da escola Manaus





No dia 17 de agosto de 2012, artesãos do Fórum Municipal de Economia Solidária e alunos da escola Manaus se reuniram para compartilhar saberes.
A oficina aconteceu na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no período da tarde.
O objetivo era que os artesões e alunos trouxessem suas ferramentas de trabalho e materiais para produzir a medida de explicar o passo a passo de como é feito o produto.
Assim foram apresentadas e logo depois os alunos puderam ver de perto como era feito cada artesanato.
Os alunos anotaram tudo e levaram as informações para a escola de forma a poder reaplicar estas experiências vivenciadas nessa oficina.
Os alunos participam de um grupo chamado COM-VIDA , Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, onde trabalha diretamente com Educação Ambiental no espaço escolar e comunitário.
As artesãs lhes receberam muito bem, assim como ficaram curiosas em saber como se produzia a panelinha de pressão feita com latinha reciclável.
Veja as fotos no Faceboock: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.321482291280537.70871.100002563078883&type=3

Taís Carla
DIACT/DDS/SEMDESTUR

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Oficina sobre ERVAS MEDICINAIS: Cozinha e Medicina alternativa, reúne grupo de alunos, parceiros e simpatizantes nos dias 20 e 21 de Agosto.





Nos dias 20 e 21 de Agosto foram realizadas atividades com um grupo de alunos, parceiros(RECID, SEMDESTUR, SEMA, Casa da Juventude,Com-vida Escola Manaus e  Hospital Santa Marcelina) e amigos, ministrado pela senhora ANA MARIA RAMOS,educadora popular,  uma grande lutadora e fomentadora do trabalho com as Ervas no estado de Rondônia.



No dia 20.08, a atividade aconteceu na zona leste da capital, na CASA DA JUVENTUDE, onde recebíamos uma convidada para colaborar conosco Terezinha/Cujubin, que é da Pastoral da Saúde e faz esse trabalho a alguns anos, o objetivo de sua vinda era ensinar a fazer pomadas, xaropes e falar um pouco do seu trabalho e de como ele é feito em sua cidade. A atividade foi bem dinamizada por D.Ana Maria e Terezinha, os alunos receberam apostila, bolça com pasta, caneta e lapís e caneca, como insentivo a continuidade ao trabalho lhes dando os instrumentos.



No dia seguinte , 21 de agosto, o grupo foi até o Hospital Santa Marcelina , BR 364/ Candeias, para conhecer o Canteiro de Ervas. Rose, farmacêutica e responsável pela Farmácia de Ervas do Hospital, nos recebeu com muito carinho e foi com o grupo apresentando as plantas e falando como são procedimentos  de cuidado e cultivo. 



prontas para venda



Depois levou o grupo até a farmácia onde dividindo o grupo em dois, nos apresentou cada espaço da farmácia, explicando  o que e produzido no espaço.Por fim o grupo foi para um auditório onde D. Ana Maria e Rose, puderam expor mais informações para o maior conhecimento do grupo. D. Ana Maria apresentou um pouco das leis e diretrizes sobre o trabalho com as Ervas, sobre o que pode e o que não pode e Rose apresentou um pouco das Ervas e suas eficácias e o trabalho Fitoterápico desenvolvido pela instituição de Saúde.


O Hospital Santa Marcelina está de parabéns pelo trabalho, agradecemos muito por esta oportunidade!






Agradecemos a oportunidade a D. Ana Maria Ramos pelo convite e da mesma forma que pabenizamos por sua dedicação a este trabalho.



Encaminhamentos:

Surgiram propostas de fazer uma turminha com adolescentes e jovens(filhos e filhas)como incentivo e despertar para a continuidade dos saberes populares.

reunir um grupo para escrever um projeto de fortalecimento e continuidade do trabalho.

Certificar o grupo participante.

Taís Carla Uchôa
Divisão de Apoio a Ciência e Tecnologia
DDS/SEMDESTUR



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Reunião do Fórum Municipal discute programação do I Festival de Tecnologias Sociais de Porto Velho

Estiveram presentes no dia 15 de agosto, na reunião do Fórum de Tecnologias Sociais:

D. Ana Maria Ramos - Ervas Medicinais, Laís Mary - SEMAGRIC, Vânia Beatriz - EMBRAPA, Betânia Avelar - Casa da Juventude e Índia Amazônia, Socorro e Marlene - Feira do Sol : Economia Solidária, Alemmar Ferreira - Com-vida escola Manaus, Ana Maria de Oliveira - Flores de E.V.A e SEMDESTUR e Tainá e Taís Carla - SEMDESTUR.

A pauta foi a seguinte:

  • I Festival de Tecnologias Sociais de Porto Velho - 24 á 26 de  Outubro de 2012 no Teatro Banzeiros.
  • Oficinas preparatórias para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- demanda para o I Festival de TS - Agendas
  • Edital OI Futuro;
O dialogo ocorreu diante do que esperávamos desse evento, e chegamos ao consenso que nas mesas de debate, e nas exposições as pessoas e os grupos possam explicar mais em suas falas as siglas, os conceitos e dizer o porque que é uma tecnologia social ou economia solidária.
Teremos públicos diversos , de todas as idades e é muito importante que todos possam participar e compreender melhor o tema.

O grupo esta preparando com muito carinho este evento, e contará com espaços para OFICINAS, FEIRA DE EXPOSIÇÃO E MESAS DE DEBATE.

Email para mais informações: tais.tecnologiasocial.03@gmail.com
                                             tecnologiasocialpvh@gmail.com
Telefone: 3001-3187