Nos dias 20 e 21 de Agosto foram realizadas atividades com um grupo de alunos, parceiros(RECID, SEMDESTUR, SEMA, Casa da Juventude,Com-vida Escola Manaus e Hospital Santa Marcelina) e amigos, ministrado pela senhora ANA MARIA RAMOS,educadora popular, uma grande lutadora e fomentadora do trabalho com as Ervas no estado de Rondônia.
No dia 20.08, a atividade aconteceu na zona leste da capital, na CASA DA JUVENTUDE, onde recebíamos uma convidada para colaborar conosco Terezinha/Cujubin, que é da Pastoral da Saúde e faz esse trabalho a alguns anos, o objetivo de sua vinda era ensinar a fazer pomadas, xaropes e falar um pouco do seu trabalho e de como ele é feito em sua cidade. A atividade foi bem dinamizada por D.Ana Maria e Terezinha, os alunos receberam apostila, bolça com pasta, caneta e lapís e caneca, como insentivo a continuidade ao trabalho lhes dando os instrumentos.
No dia seguinte , 21 de agosto, o grupo foi até o Hospital Santa Marcelina , BR 364/ Candeias, para conhecer o Canteiro de Ervas. Rose, farmacêutica e responsável pela Farmácia de Ervas do Hospital, nos recebeu com muito carinho e foi com o grupo apresentando as plantas e falando como são procedimentos de cuidado e cultivo.
prontas para venda
Depois levou o grupo até a farmácia onde dividindo o grupo em dois, nos apresentou cada espaço da farmácia, explicando o que e produzido no espaço.Por fim o grupo foi para um auditório onde D. Ana Maria e Rose, puderam expor mais informações para o maior conhecimento do grupo. D. Ana Maria apresentou um pouco das leis e diretrizes sobre o trabalho com as Ervas, sobre o que pode e o que não pode e Rose apresentou um pouco das Ervas e suas eficácias e o trabalho Fitoterápico desenvolvido pela instituição de Saúde.
O Hospital Santa Marcelina está de parabéns pelo trabalho, agradecemos muito por esta oportunidade!
Agradecemos a oportunidade a D. Ana Maria Ramos pelo convite e da mesma forma que pabenizamos por sua dedicação a este trabalho.
Encaminhamentos:
Surgiram propostas de fazer uma turminha com adolescentes e jovens(filhos e filhas)como incentivo e despertar para a continuidade dos saberes populares.
reunir um grupo para escrever um projeto de fortalecimento e continuidade do trabalho.
Certificar o grupo participante.
Taís Carla Uchôa
Divisão de Apoio a Ciência e Tecnologia
DDS/SEMDESTUR
Saudações Amazonidas Companheir@s;
ResponderExcluirFico feliz de estarmos realizando atividades como o Oficina de Ervas Medicinais e poder prestigias nossa ancestralidade através da Sabedoria Popular.
Um salve especial a todas e todos os participantes do curso, apoiadores e em especial a ANA MARIA RAMOS símbolo de comprometimento e resistência.
Beijos e Abraços com o Cheiro da Floresta
Betânia Zarzuela Avelar